turista acidental


e o ócio me deixa ler,
nos debruns
das manchetes
dos jogos ilícitos
das saudades filosóficas
e entidades metafísicas
o anúncio:

“este é o local onde tive meu nascimento
E paradeiro bonito de vista - pra saudade, meu alento

o local se chama prainha
e morre muita gente assassinada
à beira do rio piracicaba
rio que quando pequeno minha mãe atravessava
com a gente, em canoa,
pra conhecer a cidade...
se quiser correr risco de morte,
pegue o ônibus para o porto do bote
o lugar é perigoso mas o passeio, como vale!”

É como digo aos meus botões,
Alguns perdidos alguns achados
Contra os anúncios burocráticos
Das agências de viagem
Sorte haver os anúncios
Dos artistas sobreviventes
Que parecem cantar alto
De suas altas visões:

Se quiser correr risco de vida
Tens de correr risco de morte
E nada há como correr o risco
De viver e de valer
Antes do fim da linha,
o trópico novo
Aquele que passa, de canoa,
Insistente,
bem por cima do peito de todo vivente.

Comentários

  1. Amar o risco é algo que quase todos acreditam ser imprescindível para uma experiência existencial significativa. Porém, na prática, nem sempre, ou quase nunca, assumimos esse amor de fato. Que seja nosso ideal, nossa busca, nossa total entrega... Que nos reconheçamos como esse turista acidental na prainha da vida!

    ResponderExcluir
  2. Uau, muito bonito.
    Chamou-me a atenção: debrum, gostei demais justamente da costura...
    Adorei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas